JAVA GAMES 2D::Textos::05
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Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como exibir textos em nossos jogos usando os métodos drawString() e setFont(), criem outro pacote chamado tutorial5 dentro do nosso projeto JAVAGAMES2D, copie o arquivo Game.java do pacote tutorial3 e cole dentro do pacote tutorial5, lembrando esse Gama.java é a estrutura básica do nosso game, deixamos no pacote tutorial3 como modelo para os futuros games que iremos desenvolver....
Muito bem.... agora adicione o seguinte código dentro do método desenharGraficos(), e vamos testar para ver como fica!
o método setFont() recebe como argumento(parâmetro) um objeto do tipo font, para criar um objeto do tipo font usamos o new Font("Nome da Font",Font.estilo,tamanho), em seguida mandamos desenhar a font com o drawString("texto",x,y)....
então quer dizer que é só isso (¬¬´) ? isso mesmo! bem simples não? \(^_^)/ !!!
O meu ficou assim:
Então é só isso pessoal! até o próximo tutorial!
Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como exibir textos em nossos jogos usando os métodos drawString() e setFont(), criem outro pacote chamado tutorial5 dentro do nosso projeto JAVAGAMES2D, copie o arquivo Game.java do pacote tutorial3 e cole dentro do pacote tutorial5, lembrando esse Gama.java é a estrutura básica do nosso game, deixamos no pacote tutorial3 como modelo para os futuros games que iremos desenvolver....
Muito bem.... agora adicione o seguinte código dentro do método desenharGraficos(), e vamos testar para ver como fica!
public void desenharGraficos() { Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI... //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR ALGUNS TEXTOS NA TELA bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //muda a cor! bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.BOLD,20));// definimos a fonte, o estilo negrito(bold) e o tamanho bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 200); // aqui desenhamos o texto "JAVA GAMES 2D" nas coordenadas X=100 e Y=200 //OUTROS TESTES... bbg.setColor(Color.RED); bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.ITALIC,20)); bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 150, 225); bbg.setColor(Color.YELLOW); bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.PLAIN,20)); bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 250); //================================================================================== g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL! }Entendendo um pouco do que foi feito...
o método setFont() recebe como argumento(parâmetro) um objeto do tipo font, para criar um objeto do tipo font usamos o new Font("Nome da Font",Font.estilo,tamanho), em seguida mandamos desenhar a font com o drawString("texto",x,y)....
então quer dizer que é só isso (¬¬´) ? isso mesmo! bem simples não? \(^_^)/ !!!
O meu ficou assim:
Então é só isso pessoal! até o próximo tutorial!
\_(^_^)_/ Comentários em baixo \_(^_^)_/
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Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como exibir textos em nossos jogos usando os métodos drawString() e setFont(), criem outro pacote chamado tutorial5 dentro do nosso projeto JAVAGAMES2D, copie o arquivo Game.java do pacote tutorial3 e cole dentro do pacote tutorial5, lembrando esse Gama.java é a estrutura básica do nosso game, deixamos no pacote tutorial3 como modelo para os futuros games que iremos desenvolver....
Muito bem.... agora adicione o seguinte código dentro do método desenharGraficos(), e vamos testar para ver como fica!
public void desenharGraficos() { Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI... //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR ALGUNS TEXTOS NA TELA bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //muda a cor! bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.BOLD,20));// definimos a fonte, o estilo negrito(bold) e o tamanho bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 200); // aqui desenhamos o texto "JAVA GAMES 2D" nas coordenadas X=100 e Y=200 //OUTROS TESTES... bbg.setColor(Color.RED); bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.ITALIC,20)); bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 150, 225); bbg.setColor(Color.YELLOW); bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.PLAIN,20)); bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 250); //================================================================================== g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL! }Entendendo um pouco do que foi feito...
o método setFont() recebe como argumento(parâmetro) um objeto do tipo font, para criar um objeto do tipo font usamos o new Font("Nome da Font",Font.estilo,tamanho), em seguida mandamos desenhar a font com o drawString("texto",x,y)....
então quer dizer que é só isso (¬¬´) ? isso mesmo! bem simples não? \(^_^)/ !!!
O meu ficou assim:
Então é só isso pessoal! até o próximo tutorial!
\_(^_^)_/ Comentários em baixo \_(^_^)_/