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sábado, 9 de junho de 2012

JAVA GAMES 2D::Textos::05

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Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como exibir textos em nossos jogos usando os métodos drawString() e setFont(), criem outro pacote chamado tutorial5 dentro do nosso projeto JAVAGAMES2D, copie o arquivo Game.java do pacote tutorial3 e cole dentro do pacote tutorial5, lembrando esse Gama.java é a estrutura básica do nosso game, deixamos no pacote tutorial3 como modelo para os futuros games que iremos desenvolver....

Muito bem.... agora adicione o seguinte código dentro do método desenharGraficos(), e vamos testar para ver como fica!


public void desenharGraficos() {
  Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI
  Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI...
  //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR ALGUNS TEXTOS NA TELA
   bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //muda a cor!
   bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.BOLD,20));// definimos a fonte, o estilo negrito(bold) e o tamanho
   bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 200); // aqui desenhamos o texto "JAVA GAMES 2D" nas coordenadas X=100 e Y=200
   //OUTROS TESTES...
   bbg.setColor(Color.RED);
   bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.ITALIC,20));
   bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 150, 225);
   
   bbg.setColor(Color.YELLOW);
   bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.PLAIN,20));
   bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 250);
   
  //==================================================================================
  g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL!
 }
Entendendo um pouco do que foi feito...
o método setFont() recebe como argumento(parâmetro) um objeto do tipo font, para criar um objeto do tipo font usamos o new Font("Nome da Font",Font.estilo,tamanho), em seguida mandamos desenhar a font com o drawString("texto",x,y)....
então quer dizer que é só isso (¬¬´) ? isso mesmo! bem simples não? \(^_^)/ !!!
O meu ficou assim:


Então é só isso pessoal! até o próximo tutorial!

\_(^_^)_/ Comentários em baixo \_(^_^)_/
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Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como exibir textos em nossos jogos usando os métodos drawString() e setFont(), criem outro pacote chamado tutorial5 dentro do nosso projeto JAVAGAMES2D, copie o arquivo Game.java do pacote tutorial3 e cole dentro do pacote tutorial5, lembrando esse Gama.java é a estrutura básica do nosso game, deixamos no pacote tutorial3 como modelo para os futuros games que iremos desenvolver....

Muito bem.... agora adicione o seguinte código dentro do método desenharGraficos(), e vamos testar para ver como fica!


public void desenharGraficos() {
  Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI
  Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI...
  //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR ALGUNS TEXTOS NA TELA
   bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //muda a cor!
   bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.BOLD,20));// definimos a fonte, o estilo negrito(bold) e o tamanho
   bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 200); // aqui desenhamos o texto "JAVA GAMES 2D" nas coordenadas X=100 e Y=200
   //OUTROS TESTES...
   bbg.setColor(Color.RED);
   bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.ITALIC,20));
   bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 150, 225);
   
   bbg.setColor(Color.YELLOW);
   bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.PLAIN,20));
   bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 250);
   
  //==================================================================================
  g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL!
 }
Entendendo um pouco do que foi feito...
o método setFont() recebe como argumento(parâmetro) um objeto do tipo font, para criar um objeto do tipo font usamos o new Font("Nome da Font",Font.estilo,tamanho), em seguida mandamos desenhar a font com o drawString("texto",x,y)....
então quer dizer que é só isso (¬¬´) ? isso mesmo! bem simples não? \(^_^)/ !!!
O meu ficou assim:


Então é só isso pessoal! até o próximo tutorial!

\_(^_^)_/ Comentários em baixo \_(^_^)_/
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