JAVA GAMES 2D::Formas Geométricas::04
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Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como desenhar algumas formas geométricas usando a Classe Geom (java.awt.geom) bem... então ai segue alguns exemplos é super fácil de entender!
ah! crie um projeto dentro de sua workspace chamado JAVAGAMES2D dentro dela crie um pacote chamado tutorial3 e crie uma Classe chamada Game.java com o código do tutorial anterior!!! deixe isso guardado de exemplo, agora crie um pacote chamado tutorial4 e copie e cole a classe Game.java do pacote tutorial3 no pacote tutorial4, e nessa Classe acrescente o seguinte código dentro do método desenharGraficos() :
bem... existem várias formas geométricas que é possível desenhar! com a Classe geom!, recomendo que façam alguns testes, existem outras formas geométricas como roundRect (retângulo com pontas arredondadas), drawPolygon() e etc...
como vcs viram também o método setColor() recebe um objeto do tipo Color como parâmetro, e ao criarmos esse objeto, ele possui um construtor que recebe três parâmetros do tipo inteiro new Color(1,2,4); esses três parâmetros são respectivamente os valores dos tons RGB (red, green, blue), então você pode usar o paint ou qualquer ferramente de desenho para fazer cores, vale lembra que cada número inteiro que você passar como parâmetro pode variar de 0 até 255!
ah! execute a app para ver como ficou, Ctrl+F11(Eclipse) / Shift + F6 (netBeans)
no meu ficou assim:
bem... então é isso ai pessoal!!!, até o próximo tutorial!
Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como desenhar algumas formas geométricas usando a Classe Geom (java.awt.geom) bem... então ai segue alguns exemplos é super fácil de entender!
ah! crie um projeto dentro de sua workspace chamado JAVAGAMES2D dentro dela crie um pacote chamado tutorial3 e crie uma Classe chamada Game.java com o código do tutorial anterior!!! deixe isso guardado de exemplo, agora crie um pacote chamado tutorial4 e copie e cole a classe Game.java do pacote tutorial3 no pacote tutorial4, e nessa Classe acrescente o seguinte código dentro do método desenharGraficos() :
public void desenharGraficos() { Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI... //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR COISAS NA TELA bbg.setColor(new Color(100,90,200)); //muda a cor! bbg.drawRect(50, 75, 100, 100); //desenha um retângulo sem preenchimento bbg.setColor(new Color(200,0,200)); //muda a cor bbg.drawOval(50, 200, 100, 100); //desenha uma elipse sem preenchimento //x=50 y=200 largura=100 altura=100 bbg.drawLine(250, 250, 300, 300); //desenha uma linha reta //xPont1 = 250 yPonto1 = 250 || xPonto2 = 300 yPonto2 = 300 bbg.setColor(new Color(100,200,100)); // bbg.fillRect(50, 350, 100, 100); //Desenhando um retângulo preenchido! bbg.setColor(new Color(255,255,0)); // bbg.fillOval(200, 350, 100, 100); //Desenhando um Elipse preenchido! //================================================================================== g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL! }
bem... existem várias formas geométricas que é possível desenhar! com a Classe geom!, recomendo que façam alguns testes, existem outras formas geométricas como roundRect (retângulo com pontas arredondadas), drawPolygon() e etc...
como vcs viram também o método setColor() recebe um objeto do tipo Color como parâmetro, e ao criarmos esse objeto, ele possui um construtor que recebe três parâmetros do tipo inteiro new Color(1,2,4); esses três parâmetros são respectivamente os valores dos tons RGB (red, green, blue), então você pode usar o paint ou qualquer ferramente de desenho para fazer cores, vale lembra que cada número inteiro que você passar como parâmetro pode variar de 0 até 255!
ah! execute a app para ver como ficou, Ctrl+F11(Eclipse) / Shift + F6 (netBeans)
no meu ficou assim:
bem... então é isso ai pessoal!!!, até o próximo tutorial!
\_(^_^)_/ Comentários em baixo \_(^_^)_/
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Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como desenhar algumas formas geométricas usando a Classe Geom (java.awt.geom) bem... então ai segue alguns exemplos é super fácil de entender!
ah! crie um projeto dentro de sua workspace chamado JAVAGAMES2D dentro dela crie um pacote chamado tutorial3 e crie uma Classe chamada Game.java com o código do tutorial anterior!!! deixe isso guardado de exemplo, agora crie um pacote chamado tutorial4 e copie e cole a classe Game.java do pacote tutorial3 no pacote tutorial4, e nessa Classe acrescente o seguinte código dentro do método desenharGraficos() :
public void desenharGraficos() { Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI... //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR COISAS NA TELA bbg.setColor(new Color(100,90,200)); //muda a cor! bbg.drawRect(50, 75, 100, 100); //desenha um retângulo sem preenchimento bbg.setColor(new Color(200,0,200)); //muda a cor bbg.drawOval(50, 200, 100, 100); //desenha uma elipse sem preenchimento //x=50 y=200 largura=100 altura=100 bbg.drawLine(250, 250, 300, 300); //desenha uma linha reta //xPont1 = 250 yPonto1 = 250 || xPonto2 = 300 yPonto2 = 300 bbg.setColor(new Color(100,200,100)); // bbg.fillRect(50, 350, 100, 100); //Desenhando um retângulo preenchido! bbg.setColor(new Color(255,255,0)); // bbg.fillOval(200, 350, 100, 100); //Desenhando um Elipse preenchido! //================================================================================== g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL! }
bem... existem várias formas geométricas que é possível desenhar! com a Classe geom!, recomendo que façam alguns testes, existem outras formas geométricas como roundRect (retângulo com pontas arredondadas), drawPolygon() e etc...
como vcs viram também o método setColor() recebe um objeto do tipo Color como parâmetro, e ao criarmos esse objeto, ele possui um construtor que recebe três parâmetros do tipo inteiro new Color(1,2,4); esses três parâmetros são respectivamente os valores dos tons RGB (red, green, blue), então você pode usar o paint ou qualquer ferramente de desenho para fazer cores, vale lembra que cada número inteiro que você passar como parâmetro pode variar de 0 até 255!
ah! execute a app para ver como ficou, Ctrl+F11(Eclipse) / Shift + F6 (netBeans)
no meu ficou assim:
bem... então é isso ai pessoal!!!, até o próximo tutorial!
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